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Operação de crédito externo para implantação do PROMOBI/AMFRI é aprovada pela COFIEX

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A Comissão de Financiamento Exterior (COFIEX) do Ministério da Econômia aprovou, na última segunda-feira (13), a Carta Consulta apresentada pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI (CIM-AMFRI) para a implementação das ações previstas no Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí – PROMOBI. O projeto é pioneiro no Brasil pela proposta de gestão consorciada.

Ao todo, serão US$ 120 milhões de investimentos públicos, sendo US$ 90 milhões provenientes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e US$ 30 milhões equivalente da contrapartida do financiamento, devendo ser amortizados em 25 anos. Já os investimentos privados, considerando-se o STCR/AMFRI e o Túnel Imerso, devem ultrapassar a casa dos US$ 240 milhões.

O projeto é composto de três elementos principais: o Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR/AMFRI), Túnel Imerso entre Itajaí e Navegantes (TÚNEL IMERSO) e a Mobilidade Ativa na Orla Central de Balneário Camboriú (ORLA CENTRAL).

Nesta segunda-feira (20), o Presidente do CIM-AMFRI, Emerson Stein, esteve reunido com o Prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, com o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e com o Prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza, para alinhar os próximos passos do projeto.

A partir de janeiro de 2022 se iniciará a fase de estruturação do financiamento – que passará pelas autorizações legislativas – assim como a fase de execução dos projetos de engenharia definitivos, da modelagem jurídica de concessão, além dos Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental – EVTEAs. Estes estudos, que precedem as concessões, trarão os números finais dos investimentos e possibilitarão a definição das tarifas a serem aplicadas. Os estudos de pre-viabildade, já realizados, apontam para uma tarifa de transporte para o STCR/AMFRI que varia entre R$ 5,00 a R$ 10,00 (dependendo do número de integrações) e de uma tarifa de pedágio para o túnel que varia entre R$ 4,50 e R$ 10,00 (dependendo do tipo de veículo).

 

Sobre o projeto

STCR/AMFRI será o primeiro sistema de transporte coletivo intrametropolitano da América Latina operando com 100% da frota com ônibus elétricos (Zero emissões). Na prática permitirá aos usuários se deslocarem entre os Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí em um sistema seguro, pontual, confortável, com tarifa integrada, monitoramento de frota via satélite e bilhetagem eletrônica. A tecnologia embarcada será equivalente a utilizada nos melhores sistemas já implantados no mundo elevando significativamente o padrão de qualidade dos serviços ofertados.  

TÚNEL IMERSO sob o Rio Itajaí possibilitará a tão esperada travessia rodoviária de ligação entre os Municípios de Itajaí e Navegantes. O Túnel será formado por duas células externas que abrigarão três faixas de tráfego em cada sentido (sendo uma em cada direção exclusiva par o transporte coletivo) e uma célula central destinada à mobilidade ativa atendendo pedestres e ciclistas. A tecnologia construtiva de vanguarda utilizada prevê a construção de módulos de concreto prémoldados e ancorados no subleito do rio a uma profundidade aproximada de 23 metros, o que garantirá o livre acesso de navios no canal do rio.

ORLA CENTRAL da praia de Balneário Camboriú é um revolucionário projeto de incentivo aos modais de mobilidade ativa e micromobilidade elétrica na região de implantação. Além da reurbanização que pretende expandir os espaços verdes à beira mar, utilizará ruas de tráfego compartilhado estratégicamente distribuídas, com o objetivo de tornar a cidade mais caminhavel e humana.

 

O início de operação do STCR/AMFRI está previsto para o primeiro semestre de 2024 e o TÚNEL IMERSO deverá estar aberto ao tráfego em 2028. As ações de mobilidade na ORLA CENTRAL  da praia de Balneário Camboriú devem estar concluidas até o final de 2024.


Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

Fotos: Luiz Carlos Amorim Júnior/AMFRI

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