You are currently viewing Estudos técnicos do PROMOBIS são aprovados pelo Banco Mundial

Estudos técnicos do PROMOBIS são aprovados pelo Banco Mundial

Mais um importante passo foi dado para o avanço do Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável (PROMOBIS). Em decisão nesta quinta-feira (16/02), a diretoria do Banco Mundial acatou favoravelmente os estudos técnicos do projeto que são desenvolvidos pelo CIM-AMFRI em parceria com a equipe da UNIVALI. A etapa consolida ainda mais o PROMOBIS como projeto pioneiro no Brasil pela proposta de gestão consorciada.

Agora o projeto será objeto de uma missão revisora que ocorrerá na última semana de março e seguirá para a fase de Negociação, em Brasília, logo após a aprovação das Leis Autorizativas pelas Câmaras Municipais. Também estão sendo definidos pontos operacionais junto à Secretaria do Tesouro Nacional, que avaliará a Capacidade de Pagamento (Capag) dos municípios de Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes, participantes da operação de crédito.

A última fase dos trâmites administrativos será a aprovação do projeto no Senado Federal e culmina com a assinatura do financiamento. Depois dessas etapas, se iniciará a fase de execução dos projetos de engenharia das obras estruturantes a serem implantadas.

“Esse projeto vai transformar a vida dos moradores da região da AMFRI, conectando as pessoas com a interligação do transporte coletivo e com o Túnel, potencializando o turismo de uma forma sustentável e gerando emprego e renda. Estamos muito confiantes com o avanço de cada etapa do projeto”, declarou o Presidente do CIM-AMFRI, Aquiles da Costa.

SOBRE O PROMOBIS/AMFRI

O PROMOBIS é um projeto pioneiro no Brasil, pela proposta de gestão consorciada, composto por três grandes iniciativas que podem mudar o futuro da região para melhor: um Sistema de Transporte Coletivo Regional – que vai integrar e interligar os 11 municípios da AMFRI com veículos elétricos e reurbanização de vias; a estruturação de parceria público-privada para implantação do Túnel Imerso entre Itajaí e Navegantes; e a Mobilidade Ativa em Balneário Camboriú, por meio do Programa Caminhos do Mar.

Ao todo, serão investidos US$ 120 milhões com recursos públicos, sendo US$ 90 milhões provenientes do Banco Mundial (BIRD) e US$ 30 milhões da contrapartida do financiamento, com pagamentos ao longo de 25 anos, sendo 5 anos de carência. Já os investimentos privados previstos para o projeto, deverão ultrapassar a casa dos US$ 240 milhões.

Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

Crédito: X1 Arquitetos

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial