You are currently viewing Prefeitos da AMFRI firmam protocolo de intenção com o MAPA

Prefeitos da AMFRI firmam protocolo de intenção com o MAPA

• Post author:
  • Post category:Sem categoria

A implantação do SISBI na região da AMFRI avançou mais uma etapa nesta quinta-feira (04/08). Uma comitiva da AMFRI, formada pelo Presidente da associação, do CIM-AMFRI e Prefeito de Penha, Aquiles da Costa e pelos prefeitos Erico de Oliveira (Dida), de Ilhota, Paulo Henrique Dalago Müller (Paulinho), de Bombinhas e Thiago Baltt de Balneário Piçarras, além do Chefe de Gabinete do Município de Navegantes, Ademir Campestrini Júnior, do Diretor Executivo do CIM-AMFRI, João Luiz Demantova e do Secretário Executivo da AMFRI, Ademar Henrique Borges, esteve em Belo Horizonte para firmar o protocolo de intenções com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

O acordo prevê a cooperação técnica entre Consórcio e MAPA para preparação do CIM-AMFRI, no sentido de atender aos requisitos legais e operacionais de atuação SISBI. Segundo o presidente Aquiles, “este é mais um importante passo no fortalecimento das ações regionais e possibilitará que as empresas produtoras ou processadoras de derivados de origem animal, comercializem seus produtos no âmbito nacional”.

A partir de agora será dado início às capacitações aplicadas pela equipe técnica do Ministério da Agricultura, aos profissionais envolvidos no projeto. A adesão ocorreu por intermédio do CIM-AMFRI com o objetivo garantir mais agilidade e igualdade no processo. “É importante destacar que durante o período de preparação para adesão, os municípios contemplados já estão autorizados a comercializar os produtos entre si e não podemos deixar de agradecer ao Governo Federal por essa oportunidade que realmente fará a diferença na vida desses produtores, que agora terão a possibilidade expandir seu negócio”, explica Aquiles.

O que é SISBI?

A sigla SISBI (ou SISBI-POA) significa Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Ele faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Seu objetivo é padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Os requisitos e procedimentos necessários para a adesão ao sistema são definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Outras vantagens da adesão:

Melhoria na prestação do serviço à população;

Garantia de alimentos seguros;

Respeito ao Código de Defesa do Consumidor;

Formalização e legalidade do empreendimento;

Ampliação de seu mercado consumidor;

Aumento na lucratividade do empreendimento.

Texto: Juliana Righetto- Assessoria em Comunicação do CIM-AMFRI

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746