You are currently viewing Prefeitos da região participam de Assembleia Geral na AMFRI

Prefeitos da região participam de Assembleia Geral na AMFRI

Na manhã desta sexta-feira (30), prefeitos e vice-prefeitos dos municípios da AMFRI participaram da Assembleia Geral de Prefeitos na sede da associação e da Assembleia do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI (CIM-AMFRI), do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Foz do Rio Itajaí (CIS-AMFRI) e do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR).

Na assembleia geral da AMFRI, a consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva, apresentou aos Prefeitos o contato para estabelecimento de futura parceria com a Fundação Telefônica Vivo, que demonstrou interesse em promover, em parceria com o Arranjo de Desenvolvimento da Educação dos municípios da Foz do Rio Itajaí (CoGemfri), ações inovadoras no âmbito educacional com uso de tecnologias digitais que estejam alinhadas ao desafiador cenário educacional do país. A primeira reunião de alinhamento acontecerá na próxima terça-feira (3) e contará com a participação do Secretário Executivo da AMFRI e da professora Gilmara.

Os Prefeitos foram informados que o CoGemfri foi a única iniciativa de colaboração do Sul do país que avançou para a Etapa 4 do Edital do Programa Melhoria da Educação, iniciativa do Itaú Social. No próximo semestre, serão feitos alinhamentos para implementar processos formativos e tecnologias educacionais que aprimorem a transição do ciclo de pré-escola ao primeiro ano do ensino fundamental, no que tange à aproximação das crianças com a cultura escrita, visando qualificar os processos de alfabetização.

Por fim, foram apresentadas as discussões preliminares que poderão redefinir as orientações legais e sanitárias sobre o retorno presencial de 100% dos estudantes no segundo semestre de 2021. Tais alterações, só se efetivarão, se for assinado ato normativo por parte do Governo do Estado de Santa Catarina.

Na assembleia do CIM-AMFRI, os prefeitos deliberaram pela continuidade dos programas em desenvolvimento no curso de 2021 para o ano de 2022, além da apreciação e deliberação sobre o Orçamento Anual para 2022.

Na assembleia do CITMAR, também foi realizada a apreciação das propostas orçamentárias para 2022 e foi aprovado o orçamento pelos prefeitos do CITMAR.

Por fim, na assembleia do CIS-AMFRI foi realizada a apresentação da Proposta do Orçamento do Rateio para Manutenção do consórcio para 2022, na qual foi aprovada pelos prefeitos da região.

Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial